A placa solar fotovoltaica transforma a luz do sol diretamente em energia elétrica.
A placa solar funciona a partir de tecnologias que captam a luz e o calor do sol para a geração de eletricidade (energia solar fotovoltaica e energia solar heliotérmica) ou para o aquecimento de líquidos (energia solar térmica).
Hoje, esses sistemas de placa solar já são muito utilizados por residências e empresas em todo o Brasil, sendo uma ótima opção para economizar na conta de luz com o uso de uma energia alternativa, renovável e limpa.
Entender detalhadamente como funciona a energia solar em cada uma de suas tecnologias é essencial para a correta aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar.
Antes de entendermos o funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica, devemos compreender o que é o efeito fotovoltaico, que é o processo responsável pela geração da energia elétrica solar.
De forma simples, o efeito fotovoltaico é o surgimento de uma corrente elétrica dentro da estrutura de um material semicondutor quando este é exposto às partículas de energia (fótons) da radiação eletromagnética (luz).
As placas solares (módulos fotovoltaicos) são compostas por dezenas de células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, sendo o silício (Si) o mais comum deles.
Quando a luz do sol incide sobre o painel fotovoltaico, os fótons energizam os elétrons dos átomos de silício das células solares, fazendo com que eles se desloquem pelas diferentes camadas do dispositivo e criem a corrente elétrica contínua que chamamos de energia solar fotovoltaica.
A energia solar fotovoltaica funciona a partir de sistemas que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica para atender o consumo de casas, empresas, propriedades rurais, indústrias ou qualquer outro tipo de estabelecimento.
Os sistemas fotovoltaicos funcionam a partir de dois principais equipamentos: o painel solar, que transforma a luz em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico; e o inversor solar, que adapta a corrente elétrica (de CC para CA) da eletricidade gerada pelo painel para que ela possa ser distribuída, utilizada ou armazenada.
Existem três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica que, embora produzam eletricidade da mesma forma, funcionam de forma diferente na forma como lidam com a energia gerada pelo painel, sendo:
Os sistemas fotovoltaicos on grid são conectados à rede elétrica, que recebe o excedente produzido no dia e provê a energia durante a noite. Sistemas fotovoltaicos off grid são isolados da rede e utilizam baterias para armazenar a energia que será consumida na noite. Já os sistemas fotovoltaicos híbridos são uma junção do on grid e off grid, operando na rede ao mesmo tempo em que contam com bateria para armazenamento.
Veja o passo a passo do funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede (on grid).
Ao contato com a luz do sol, o painel solar fotovoltaico instalado sobre o telhado produz energia elétrica por meio efeito fotovoltaico.
O painel solar é formado pela junção das placas solares conectadas entre si. Em cada projeto, é preciso calcular a quantidade necessária de placas de acordo com o consumo elétrico a ser atendido.
Ou seja, quanto maior o tamanho do painel solar, mais placas fotovoltaicas ele possui e mais energia ele é capaz de gerar.
Antes de poder ser utilizada, a eletricidade produzida pelo painel solar precisar passar pelo inversor fotovoltaico, equipamento que adapta a sua corrente ao padrão da nossa rede elétrica, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Ou seja, é o inversor solar que torna a energia elétrica gerada pelo painel fotovoltaico apta a alimentar televisores, computadores, eletrodomésticos e quaisquer outros equipamentos elétricos da sua casa ou empresa.
A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para atender ao consumo do seu imóvel.
Como esta energia é gerada por você, não existe custo na sua utilização. Portanto, é possível utilizá-la como alternativa à eletricidade que você compra da distribuidora para reduzir o gasto com a conta de luz.
Um sistema fotovoltaico pode atender toda a demanda elétrica de um imóvel, desde pequenas residências até grandes empresas e indústrias.
Para isso, entretanto, é necessário que o sistema seja projetado de acordo com o consumo e características de cada imóvel, assim como os fatores climáticos da região onde será instalado.
O ideal é solicitar orçamentos de empresas experientes que vão até o seu local para coletar os dados necessários para o seu sistema fotovoltaico.
A eletricidade produzida pelo sistema de energia solar fotovoltaica é capaz de atender os mais variados tipos de consumo elétrico de uma casa ou empresa, desde lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, até televisores, aparelhos de som, computadores e demais equipamentos conectados na tomada.
Normalmente, durante o dia, o painel solar fotovoltaico irá produzir mais energia do que aquela consumida no imóvel nesse período. Nos sistemas fotovoltaicos on grid, este excedente de energia é injetado na rede elétrica.
Na hora da instalação do sistema fotovoltaico on grid, o seu relógio de luz antigo é substituído por um novo modelo "bidirecional", que mede a entrada e a saída de energia.
Desta forma, a distribuidora local consegue computar, mês a mês, a quantidade de energia que você injetou na sua rede, assim como a energia que você consumiu dela durante a noite ou em momentos de pouca luz do sol, quando o seu painel solar não opera ou produz menos energia.
A eletricidade que o seu sistema fotovoltaico injeta na rede vira créditos de energia para você. Para cada um quilowatt-hora (kWh) de energia fornecido à rede pelo seu sistema, você recebe um crédito de energia que compensa o mesmo um kWh de energia consumida da rede.
Todos os meses, a distribuidora detalha na sua fatura a quantidade de créditos gerados e consumidos, assim como qualquer saldo restante, que continua válido por até 60 meses.
Quando você instala um sistema fotovoltaico on grid capaz de atender todo o consumo elétrico da sua casa ou empresa, os créditos gerados no mês serão suficientes para compensar tudo o que você consumiu da distribuidora, o que resulta em uma economia de até 95% no valor da fatura.
Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!
Placa Solar Fotovoltaica com menor preço
SOLICITAR ORÇAMENTO